Preventing Malfunctions

Computer is a machine, then subject to damage. As a computer malfunction is an occurrence that is likely to happen, we must prevent the impact of the damage that this situation causes.

A vast majority of users have no idea that certain malfunctions in computer cause you harm, more than, psychological. Imagine you have a few gigas Photos of their children, from birth to the present day and Disk Computer malfunction. If you do not have a Backup of photos, the probability of recovering or is reduced or it will cost you a good hundred euros (more than 200 for sure). This is because the recovery of data in a failed disk is not done "with software that pulls the net" (although more will spoil) but with the use of company specializing in Data Recovery.

A Prevenção de Avarias tem como objetivo principal prever que tipos de avarias podem ocorrer com um Computador e estipular as ações que impeçam que os prejuízos se estendam além do valor do componente que avaria.

Uma vez que uma grande parte das avarias que ocorrem num computador são por responsabilidade do utilizador, convém conhecer algumas regras básicas que minimizem a referida ocorrência.

1st - Cópias de Segurança

A primeira de todas as regras, é essencial ter uma cópia dos seus ficheiros importantes. Quando se fala em "Ficheiros", referimo-nos a:

  • Fotos - ficheiros com extensões jpg, png, gif, bmp, tif, etc.
  • Vídeos - ficheiros com extensões avi, mpeg, mov, mkv, etc.
  • Música - ficheiros com extensão mp3, wma, ac3, etc.
  • Ficheiros gerados pelo software de produtividade (word, excel, etc.) - ficheiros com extensão docx, xlsx, pdf, etc.
  • Se trabalha com software específico, por exemplo o Quicken (gestão financeira caseira), este tem um gerador de backups que cria um ficheiro com a informação que mais tarde pode restaurar se necessário.

Esqueça os "backups" que o Windows pode agendar, pois são inúteis se efetuados no mesmo disco. A melhor forma de efetuar backups, é o simples e eficaz copiar/colar.

Para efetuar cópias de segurança necessita de ter um segundo disco que sirva só para o efeito. Atualmente, um Disco Externo é uma boa opção, mas outras opções, as quais vou classificar de acordo com a minha opinião:

Cópias de Segurança - Solução 1 (A Mais Barata) - Particione o Disco Rígido

Particionar o Disco é dividi-lo em duas áreas totalmente independentes, as quais serão mostradas pelo Sistema Operativo como dois discos. Imagine que tem um Disco de 1 TB. Quando instala o Sistema Operativo, crie uma partição de 500 MB para instalar o Sistema Operativo e outra de 500 MB para ficheiros. A figura abaixo mostra o exemplo na instalação do Windows 7 e Windows 8.

Particionar Disco - Partição Sistema - Instalação do Windows 7

Particionar Disco - Partição Sistema - Instalação do Windows 7

Particionar Disco - Partição Sistema - Instalação do Windows 7

Formate as Partições 2 e 3 e só depois instale o Sistema Operativo na Partição 2. Após o Sistema Operativo estar instalado, serão mostrados dois discos em que: a Partição 2 será o Disco C e a Partição 3 será o Disco D.

Após o Sistema Operativo estar instalado, crie as seguintes Pastas no Disco D:

  • Os Meus Documentos
  • As Minhas Imagens
  • Os Meus Vídeos
  • A Minha Música
  • Transferências

Direcione as pastas respetivas que o Windows coloca por defeito no Disco C, para o Disco D, da seguinte forma:

Exemplo para a pasta A Minha Música

Direcionar pastas de Sistema para outro disco

  1. No Menu Iniciar, abra (botão esquerdo do rato) a pasta Pessoal (no meu caso a pasta tem o nome de José Crispim);
  2. Selecione com o botão direito do rato a pasta A Minha Música e de seguida Propriedades;
  3. Selecione o separador Localização, Mover e procure o Disco D. Selecione a pasta A Minha Música e OK;
  4. Proceda da mesma forma para as restantes pastas;

Com esta configuração, sempre que gravar Documentos, Imagem, Música ou Video, o Windows direcionará os ficheiros para a pasta correspondente no Disco D.

A vantagem da configuração que acabámos de analisar é se necessitar de formatar o computador, só formatará o Disco C, mantendo os seus ficheiros gravados noutra partição, ou seja, "intocáveis".

Cópias de Segurança - Solução 2 (Um pouco mais cara) - Disco Externo

Uma solução um pouco mais cara, é a aquisição de um disco externo USB. Um disco externo com 1 TB custa atualmente (Junho de 2013) cerca de 90,00 Euros.

Note que este disco deverá ser apenas e só para cópia de segurança. Deve colocá-lo num local fixo e não o deve transportar consigo (se o fizer faça-o com cuidado)

É aconselhável comprar um disco externo de 3,5 " (maiores), pois estes funcionam a uma rotação mais elevada (7200 rpm contra 5400 rpm dos discos de 2,5").

Disco Externo USB

Se tiver o disco particionado como anteriormente foi referido e fizer cópias de segurança para o Disco Externo, terá os ficheiros duplicados, ou seja, já possui uma segurança muito razoável.

Cópias de Segurança - Solução 3 (Solução Cara) - NAS - Network-Attached Storage

O NAS é uma alternativa ao Disco Externo. Tem como vantagem o de ser mais rápido e poder partilhar o Disco numa rede. Embora possa também partilhar um Disco Externo USB numa Rede, será muito mais lento.

Um NAS é uma caixa que permite colocar um ou dois discos. Esta liga-se a uma porta do Router, partilhando o conteúdo por todos os computadores da Rede. Como atualmente existem bastantes utilizadores com Router, esta é uma boa solução.

Prefira sempre o NAS com porta Gigabit e que permita pelo menos dois discos. O inconveniente do NAS, é que a caixa é normalmente vendida sem disco, pelo que terá de adquirir a caixa + o disco.

Por exemplo, se adquirir o NAS D-LINK DNS-320 terá um custo de cerca de 90,00 Euros. Terá de comprar pelo menos um disco. Um disco de 3,5" de 1TB, custará cerca de 85,00 Euros e um de 2TB cerca de 90,00 Euros. O conjunto da solução será d cerca de 180,00 Euros, por conseguinte um pouco cara.

NAS D-Link DNS320

Ligação NAS D-Link DNS320 à Rede

Esta solução é idêntica à anterior, a copia de ficheiros é mais rápida. Por conseguinte Se tiver o disco particionado como anteriormente foi referido e fizer cópias de segurança para o NAS, terá os ficheiros duplicados, ou seja, já possui uma segurança muito razoável.

Cópia de Segurança - Solução 4 - A Melhor e Mais Cara - NAS em RAID 1

A melhor solução é colocar dois discos em RAID num NAS.

O RAID 1 é feito com dois discos, em que um é o principal e outro é uma imagem do primeiro. Ao gravar um ficheiro para o NAS, é efetuada uma cópia no disco principal e o RAID vai gerar uma segunda cópia para o disco de imagem. Caso o Disco Principal avaria, terá uma cópia exata no disco de imagem.

Esta solução implica o investimento de cerca de 260,00 Euros, isto para o NAS referido com dois discos de 2TB. Nem todos os NAS têm software para RAID.

NAS D-Link DNS 320 com dois discos

Com o disco particionado como referimos anteriormente, e com esta solução, terá os ficheiros em triplicado, possuindo uma segurança robusta dos referidos.

 

2nd - Tomada com Ligação à Terra

Uma situação muito importante e algumas vezes ignorada. É muito importante que o Computador esteja ligado a uma tomada com ligação à Terra.

Tomada com Ligação à Terra

Não basta ter a tomada, mas também conferir se realmente ela tem a ligação corretamente feita. Confira no quadro elétrico se os disjuntores têm a referida ligação. Infelizmente, não é raro as pessoas fazerem obras em suas casas e as instalações elétricas ficarem "aldrabadas".

Com este tipo de ligação pretende-se diminuir o risco de descarga elétrica se ocorrer uma falha ou um pico de tensão, situação em que a corrente elétrica flui para o solo.

 

3rd - Proteger a Máquina contra Picos de Tensão

Tão importante como o anteriormente descrito, é a proteção contra picos de tensão. Um pico de tensão pode danificar irremediavelmente a Fonte de Alimentação. Se esta for de má qualidade, os danos vão estender-se à motherboard e, algumas vezes, a todos os componentes, ou seja, a máquina fica irreparável.

Existem duas opções para proteção contra picos:

  • UPS - A Uninterruptible Power Supply, tem três funções: estabiliza a corrente de 220 V, protege contra picos de tensão o que a ela estiver ligado e tem uma bateria que permite encerrar o computador se existir uma falha na energia. Tem como inconvenientes o ser um produto relativamente caro e de necessitar de ser adequada ao equipamento que se vai ligar;
  • Tomada com Proteção contra Picos - é uma solução tão boa como a anterior, com a vantagem de ser muito mais barata. Um bom bloco de tomadas com proteção contra picos custa cerca de 20 a 30 Euros e normalmente tem garantia vitalícia pois muito raramente avaria. O inconveniente é não estabilizar a corrente (mas se a Fonte de Alimentação for de qualidade, não é necessário) e se existir uma falha de energia o sistema "vai abaixo" (também não é crítico em Sistemas Operativos e Hardware atuais).

Proteção Picos Tensão - UPS, Bloco de Tomadas

Se não possui uma das soluções referidas, tenha muito cuidado quando ocorrem trovoadas ou descargas atmosféricas. Caso tal aconteça encerre imediatamente o computador e desligue a tomada de corrente.

As três situações referidas são essenciais para a prevenção de riscos elétricos e de perda de informação. As que se seguem são obrigatórias para evitar danos provocados pelo utilizador.

 

4th - Nunca Mexer no Interior da Máquina em Funcionamento

Se necessita de mexer no interior da máquina, NUNCA o faça com ela em funcionamento e ligada à corrente. Por conseguinte, se necessita de mexer no interior da máquina, proceda antecipadamente da seguinte forma:

  1. Encerre o Computador;
  2. Desligue o cabo de alimentação do computador.

Não existe perigo de "choque" elétrico mas existe o perigo real (e quase certo) de danificar algum componente ou provocar um curto-circuito na motherboard.

Se mexer no interior da Fonte de Alimentação, tenha muito cuidado com os condensadores. Os condensadores da Fonte de Alimentação, se estiverem carregados, provocam uma descarga elétrica de cerca de 300 V, que embora sejam de corrente contínua vão causar algum incómodo, dependendo da constituição física de cada um.

O mesmo é aplicável aos monitores CRT. Muito cuidado com a ventosa integrada na lâmpada, pois a descarga é de cerca de 30.000 V contínuos, os quais podem matar ou desmoralizar bastante.

 

5th - Não Desloque a Máquina em Funcionamento

Se desloca a máquina a funcionar, pode dar origem a dois tipos de avarias, que podem ser irreversíveis:

  • Ao deslocar a máquina, a Caixa pode oscilar (se for de má qualidade) e provocar o desencaixe parcial ou total de componentes, ou mesmo quebrar a motherboard. Se o desencaixe de componentes acontece com a máquina ligada quase de certeza que vão existir danos, parciais ou totais;
  • Se levanta a máquina ligada e inadvertidamente a deixa cair, o impacto pode danificar o Disco Rígido (se for um SSD, não há problema). Obviamente, se o disco fica danificado, perde toda a informação.
6th - Pulseira ou Luvas Anti Estáticas

A eletricidade estática é inimiga dos chips. O facto de mexer em superfícies geradoras de eletricidade estática (flanela, alguns tecidos de algodão, etc.) vai carregar as suas mãos de eletricidade estática. Esta será descarregada quando tocar numa superfície condutora de eletricidade.

Se por acaso tocar num modulo de memória, a descarga elétrica pode danificá-lo irremediavelmente. O mesmo poderá acontecer com a motherboard, processador, placa gráfica ou disco rígido.

Colocar uma pulseira anti estática antes de mexer no interior da máquina é uma medida de prevenção que evita danos elétricos. A da figura abaixo custa cerca de 5,00 Euros.

Pulseira Anti Estática

Caso ache que não compensa investir no referida, tenha o cuidado de tocar uma superfície metálica antes de mexer no interior do computador.

7th - Cuidados a Montar Componentes de Hardware

Alguns cuidados a ter quando manuseia componentes de Hardware:

  • Não Force Componentes - ao instalar um componente e este “não entrar” não force. Pense que o “material tem sempre razão”. Das duas, uma: ou está a colocar o componente incorretamente, ou existe algo a obstruir. Se forçar, pode danificar o componente e, mais grave, a motherboard. É preferível parar o trabalho, ver o manual do componente e analisar o que está a fazer de errado;
  • Muito Cuidado a Encaixar Processadores - O processador e o socket da motherboard têm guias que o ajudam a montar corretamente o processador. Se o processador estiver devidamente alinhado, basta "largá-lo" que ele encaixa. Se não encaixar, não force, pois arrisca-se a entortar os pinos. Na melhor das hipóteses vai entortar uns quantos. Endireitá-los requer uma boa visão, uma lâmina fina e muito cuidado. Se parte um (apenas um) pino, prepare-se para comprar outro processador. Vimos a “melhor das hipóteses”; a pior, será danificar o processador e o socket da motherboard. Por conseguinte, antes de montar um processador leia o manual da motherboard atentamente, que tem as instruções necessárias para proceder de forma correta;

Alinhe as Marcas Triangulares do CPU com as do Socket da Motherboard

 

8th - Cuidados a Desmontar / Desencaixar Componentes de Hardware

Desmontar componentes de hardware é uma tarefa que requer tanto cuidado como a montagem.

  • Placa Gráfica - lembre-se que esta tem um mecanismo de retenção na traseira. Por conseguinte, se necessitar de a desencaixar, além de desparafusa-la da caixa não se esqueça do referido mecanismo;

Mecanismo de Retenção de Placa Gráfica

  • CPU e Cooler - Ao desmontar a Cooler do Processador, cuidado com a Cooler que poderá estar "colada" por ação da Pasta Térmica.
    • Para fazer este trabalho, ligue a máquina e mantenha-a a trabalhar cerca de 10 minutos, para o processador aquecer e liquefazer a pasta térmica;
    • Desencaixe os mecanismos de retenção da Cooler e, cuidadosamente efetue pequenos (muito pequenos) movimentos de rotação, até a Cooler sair.
    • Seguidamente abra o mecanismo de retenção do processador e retire-o. Antes, certifique-se se não está quente (lembre-se que alguns chegam a mais de 50 graus).
    • Caso não tome as precauções referidas, quando puxar a Cooler vem o processador “agarrado”.
    • Uma vez que o processador foi retirado sem ser desbloqueado o mecanismo de retenção, existe uma hipótese de danificar o processador ou o socket da motherboard;
    • Caso a Cooler não descole e o processador venha colado à Cooler, descole-o com a mão (não use objetos metálicos, como lâminas). Como uma Lupa, veja se existem pinos torcidos. Em caso afirmativo endireite-os com uma lâmina, com muito muito cuidado;
  • Cabos de Dados SATA - os cabos SATA com boa qualidade, têm patilhas de retenção, as quais normalmente ficam fora do campo de visão. O utilizador esquece-se, e puxa (e força) a ponta. Se for a que está encaixada na motherboard, normalmente vem acompanhada do respetivo slot, ou seja, ficará com menos uma porta SATA. Se for a ponta encaixada no disco (por exemplo), muito provavelmente vai danificar o disco. Por conseguinte, ao desligar cabos SATA, não se esqueça de pressionar os dispositivos de retenção;

Mecanismo de Retenção de Cabo de Dados SATA

  • Memória RAM - Não se esqueça que as memórias têm mecanismos de retenção, os quais necessitam de ser removidos antes de retirar as memórias.

Mecanismo de Retenção de Memória RAM

Em síntese, não force, use a inteligência, leia o manual se tem dúvidas e, se ainda tem dúvidas, tire-as com alguém mais experiente.

 

9th - Manutenção Preventiva

Periodicamente, dedique algum tempo a efetuar alguma manutenção à máquina:

  • CPU - desmonte o processador, limpe a pasta térmica com um algodão e álcool, e coloque pasta nova. Deve de fazer esta operação anualmente, pois a pasta térmica vai perdendo as propriedades ao longo do tempo de uso. Utilize pasta térmica de qualidade. Uma boa pasta térmica nunca custará menos de 15 a 20,00 Euros a embalagem (pasta de prata);
  • Coolers do CPU e Placa Gráfica - limpe a pasta térmica do dissipador. A Fan vai acumular sujidade com o uso o que vai aumentar o ruído. Limpe-a com um pincel, até estar completamente livre de resíduos. Seguidamente lubrifique o rolamento com óleo para máquina de costura.
  • Fans - limpe e lubrifique as Fans da máquina, conforme foi referido anteriormente;
  • Limpe o Interior da Máquina - com um pincel e um aspirador, retire o pó acumulado no interior da máquina.

 

Topo da Página

Autor: José JR Crispim
Publicado em: Junho de 2013

Nota: se verificar alguma incorreção no presente artigo ou pretender acrescentar algo mais, pode enviar-me um e-Mail. Publicarei a correção e colocarei o autor da mesma.

Fechar Janela