Diagnóstico de Avaria - O Computador Não Liga

O utilizador chega cheio de pressa para consultar e-Mails urgentes, carrega no Botão de Power e o Computador não liga. A frustração causada pelo facto faz com que esqueçamos algumas situações muito básicas, como, por exemplo, conferir se ligámos o interruptor da régua de tomadas (se tiver uma régua de tomadas).

1 - Diagnóstico Inicial

O primeiro diagnóstico óbvio é que se a Máquina não liga, é porque não está a receber corrente. Para avançar no diagnóstico tem de identificar qual o circuito avariado.

No presente caso, é nítido que existe um problema no circuito de alimentação da máquina, pois ao acionar o Botão de Power ela não tem qualquer reação.

Por conseguinte, o primeiro passo é identificar o circuito e os componentes que dele fazem parte:

  • O Cabo de Power está ligado à tomada de Corrente Alterna e fornecendo energia à Fonte de Alimentação da Máquina;
  • A Fonte de Alimentação tem um cabo de alimentação específico ligado à Motherboard, que tem 20 ou 24 pinos;
  • A Motherboard vai alimentar os componentes nela integrados, com excepção dos discos e similares, os quais são alimentados diretamente da Fonte de Alimentação;
  • O Botão de Power está ligado ao F_Panel da Motherboard, através do cabo Power SW;
  • Ao acionar o Botão de Power, o circuito é fechado e a Motherboard envia um sinal à Fonte de Alimentação para que esta se ligue.

Uma vez que decifrámos o circuito alvo de avaria, vamos avançar no diagnóstico tentando identificar que componentes poderão estar avariados:

  • Existe um problema no circuito elétrico de corrente alterna;
  • O cabo que liga o Botão de Power da caixa ao painel da motherboard (Power SW) poderá estar danificado;
  • O Botão de Power da caixa poderá não estar funcional;
  • A Fonte de Alimentação poderá ter uma avaria;
  • A Motherboard poderá estar avariada;
  • A Caixa poderá estar defeituosa causando um curto-circuito.

Após identificação dos componentes que tenham uma eventual avaria, vamos testar cada um deles, para podermos retirar uma conclusão.

2 - Testar Ligações de Corrente Alterna

Em primeiro lugar deve testar a alimentação de corrente alterna, ou seja, a partir da tomada, até à Fonte:

  • A Tomada tem corrente? - Pode testar a questão, verificando se os outros dispositivos ligados à tomada, por exemplo o Monitor, têm os Leds de Power acesos. Ou então use um busca-pólos;
  • Se a Tomada não tem Corrente - certifique-se se o disjuntor “disparou”. Em caso afirmativo repare o circuito elétrico, pois provavelmente existirá um curto-circuito ocasionado por um problema nos cabos ou por excesso de carga na tomada. Se não reparar o problema de imediato, ligue o computador a outra tomada;
  • O Cabo de Power está bem encaixado na Fonte de Alimentação? - Ao efetuar tarefas de limpeza pode inadvertidamente desencaixar o Cabo de Power. É relativamente fácil o desencaixe na Fonte de Alimentação. Por conseguinte confira se o referido cabo está corretamente ligado;
  • Cabo de Power danificado? - É raro acontecer, mas temos de descartar todas as hipóteses. Por conseguinte, se possível troque o cabo referido;
  • Certificou-se que o circuito de fornecimento de corrente alterna está funcional, e a máquina continua morta, sem dar qualquer tipo de sinal.

Como o problema persiste, esqueça o “mail urgente”, “arregace as mangas”, respire fundo e seja paciente, pois vai necessitar de “mexer” no interior máquina.

Computador Não Liga - Diagrama de Fluxo - Teste à Corrente Alterna

3 - Testar Cabos Internos da Máquina

Os cabos que vamos testar muito raramente têm problemas, mas devemos excluir todas as hipóteses.

  1. Coloque a Pulseira Anti Estática e abra a Máquina;
  2. Desligue o Cabo de Power da Fonte de Alimentação;
  3. Cabo de Power SW (Power Switch ou Power BTN) bem ligado? - Ao mexer no interior da máquina, pode desligar acidentalmente os cabos do F_Panel da Motherboard . Certifique-se que o terminal do Cabo de Power SW está ligado de acordo com o esquema apresentado no manual da Motherboard e se os pinos correspondem ao impresso na superfície da Motherboard . Veja um exemplo na Figura abaixo.
  4. Front Panel Motherboard - Ligação do Power Switch

    Conforme pode verificar pelo esquema da Figura, os terminais do Cabo de Power SW, são ligados na segunda fila de pinos correspondente ao PW no caso da motherboard da figura (mas pode ser diferente). O sinal negativo corresponde ao cabo branco.

    Se verificar que a ligação do Cabo de Power SW estava incorreta, retifique, ligue o Cabo de Power à Fonte de Alimentação e ligue a Máquina. Caso não arranque, passe ao teste seguinte;

  5. Testar integridade do Cabo de Power SW (1ª Parte) - pode acontecer que o Cabo de Power SW esteja danificado. Para eliminarmos a hipótese, podemos utilizar dois “truques”:
    1. Na caixa temos dois Interruptores ou Switchs (botões para ligar qualquer coisa):
      1. Botão / Interruptor de Power - serve par ligar a Máquina. Corresponde ao Power SW do F_Panel da Motherboard (ou Power BTN, PWBTN, PSW, conforme as Motherboards);
      2. Botão / Interruptor de Reset - serve para reiniciar a Máquina em situações críticas. Corresponde ao Reset SW do F_Panel da Motherboard (ou RST, RES, RSTSW, RSTBTN, conforme as Motherboards);
      3. Os restantes terminais que se ligam ao F_Panel não têm qualquer influência no trabalho que estamos a realizar, pois correspondem aos leds da caixa que assinalam as atividades da máquina (Power Led), do Disco (HDDLED, ou HDD) e do altifalante interno (speaker ou spk, ou speak).
    2. Primeira Opção para ligar a máquina sem o Botão / Interruptor de Power - Como vimos anteriormente, temos mais um interruptor na caixa, ou seja o Botão / Interruptor de Reset. No F_Panel, vamos retirar o terminal do Cabo de Power SW e colocar no mesmo local o terminal do Cabo de Reset SW. Logicamente que vamos tentar ligar a Máquina carregando no Botão / Interruptor de Reset;
    3. Trocar Power SW por Reset SW para testar interruptor da Máquina

    4. Segunda Opção para ligar a Máquina sem o Botão / Interruptor de Power - Vamos simular um interruptor, fechando o circuito com uma chave de fendas ou de cruz. Se retirar o terminal do Cabo de Power SW o circuito ficará aberto. Ligue o cabo de alimentação da Fonte e coloque uma chave que toque nos dois pinos referentes ao Power SW, conforme a Figura Abaixo;
    5. Ligar computador sem interruptor de Power

Se a Máquina não arrancar, passe ao teste seguinte.

Computador Não Liga - Diagrama de Fluxo - Teste Cabos Internos da Máquina

4 - Testar Botão / Interruptor de Power da Caixa

Os Botões / Interruptores de Power variam conforme o fabricante da Caixa. Vai ser difícil (não impossível) conseguir encontrar um interruptor exatamente igual ao que a sua Caixa possui.

Para certificar-se se o interruptor está ou não funcional, vamos efetuar três testes, pois neste caso não há muito para testar.

Anteriormente testámos o terminal do Cabo de Power SW que liga à Motherboard, mas não testámos o terminal que liga ao interruptor.

  1. Terminais do Cabo de Power SW corretamente ligados? - Confira se os terminais do cabo estão corretamente ligados ao interruptor.
  2. Testar Integridade do Cabo de Power SW (2ª Parte) - utilize o Cabo de Reset SW, para este teste. Ligue os terminais do Cabo de Reset SW ao Botão / Interruptor de Power e o terminal do Cabo de Reset SW ao pinos correspondentes ao Power SW da Motherboard. Pressione o Botão / Interruptor de Power. Se funcionou, o Cabo de Power SW está danificado; substitua-o.
  3. Se a Máquina não arrancou, resta a hipótese de o Botão / Interruptor de Power estar avariado. Para este teste, necessita de comprar um interruptor para 12 V. Tem um preço de cerca de 3 euros.

Botão de Power de Caixa de Computador

Testou integralmente o circuito de cabos e interruptores e a máquina continua “morta”. Terá de avançar nos teses e passar à Fonte de Alimentação.

Computador Não Liga - Diagrama de Fluxo - Teste do Interruptor de Power da Máquina

5 - Testar Fonte de Alimentação

Verificou que as ligações de corrente alterna estão funcionais, assim como os cabos e interruptores, mas a Máquina continua sem ligar. Restam-nos três alternativas de avarias. Uma delas é a Fonte de Alimentação.

  1. Desligue todos os cabos ligados no exterior da máquina, incluindo o cabo de alimentação da fonte;
  2. Abra a caixa e coloque a Pulseira Anti Estática;
  3. Desligue a Alimentação da Motherboard e de todos os componentes ligados à Fonte de Alimentação;
  4. Para testar se a Fonte de Alimentação funciona, vamos efetuar um chante no cabo de 24 pinos (ou de 20, consoante o caso) que liga a fonte à motherboard:
    1. Dobre um cabo metálico pequeno. Uma boa hipótese é desmanchar um clip (para papel);
    2. No conetor de 24 pinos da fonte, procure onde se encontra um cabo verde e um preto. Existem diversos cabos “pretos”, pode ser qualquer um;
    3. Ligue uma ponta do chante ao orifício correspondente ao cabo verde e a outra ponta ao orifício correspondente ao cabo preto;
    4. Chante a Conetor de 24 Pinos de Fonte de Alimentação - Testar se a Fonte de Alimentação funciona

    5. O “truque” indicado, mais não fez do que simular um interruptor. Ligue a alimentação da Fonte (o cabo que vai a tomada de corrente alterna para a fonte).
  5. A partir do momento que ligar a alimentação,a fonte funcionará, ou não (veja se a Fan da fonte trabalha);
  6. Se a Fonte de Alimentação funcionar, é quase certo que a Motherboard “morreu”, ou seja, provavelmente necessitará de a substituir.
  7. Referimos que “é quase certo”, pois o facto de a Fan da Motherboard funcionar, não é impeditivo de existir uma avaria no circuito interno da Fonte de Alimentação.
  8. Para confirmar o facto, deverá testar com outra Fonte de Alimentação.

Computador Não Liga - Diagrama de Fluxo - Teste da Fonte de Alimentação

6 - Testar Motherboard fora da Caixa

Se concluiu que a Fonte de Alimentação está funcional, os cabos e os interruptores também, mas a Máquina continua a não arrancar, comece a desconfiar que a Motherboard está avariada. Antes de retirar uma conclusão final, faça um último teste:

  1. Desligue novamente todos os cabos de alimentação, interiores e exteriores;
  2. Desmonte todos os componentes ligados à Motherboard, sejam internos ou externos (Placa Gráfica, Disco. Leitor / Gravador de DVD, etc.) mas mantenha a Memória RAM, CPU e respetiva Cooler;
  3. Retire todos os parafusos que prendem a Motherboard à Caixa e retire a Motherboard para o exterior;
  4. O objetivo é ligar a Motherboard fora da Caixa;
  5. Uma boa ideia, é utilizar a embalagem da Motherboard, colocar o tapete de espuma e colocar a Motherboard em cima;
  6. Partindo do princípio que manteve o CPU e a Memória RAM na Motherboard, ligue a Placa Gráfica, o Monitor e a alimentação da Motherboard;
  7. Utilize a ponta de uma chave de fendas ou de cruz e coloque-a entre os dois pinos dos contactos de Power Switch da Motherboard, conforme referido anteriormente;
  8. Se a Máquina arrancou (só faz o post, pois não tem disco), é muito provável que exista algo a fazer curto-circuito na Caixa. A melhor opção é adquirir uma Caixa nova.
  9. Se a Máquina não arrancou, definitivamente a Motherboard está avariada.

Computador Não Liga - Diagrama de Fluxo - Teste da Motherboard fora da Caixa

Computador Nã Liga - Diagrama de Fluxo

 

Topo da Página

Autor: José JR Crispim
Publicado em: Junho de 2013

Nota: se verificar alguma incorreção no presente artigo ou pretender acrescentar algo mais, pode enviar-me um e-Mail. Publicarei a correção e colocarei o autor da mesma.

Fechar Janela