Diagnóstico de Avaria - Ao ligar, o Computador Não Arranca e dá “beeps"

 

Quando é ligado o Botão / Interruptor de Power, a BIOS do computador inicia a primeira fase do POST (Power on Self Test) em que testa a presença e o bom funcionamento do Hardware da Máquina.

Se o post teve êxito o sistema devolve 1 “beep” e passa à segunda fase, surgindo um ecrã negro no qual são exibidas as configurações principais do sistema (processador e frequência, memória, etc.).

Ecrã segunda fase do Power on Self Test - POST

Existe ainda uma terceira fase em que é testada a presença dos discos, drives (Leitor DVD, por exemplo), teclado e dispositivos USB. Se tudo estiver OK, o sistema passa a ler o conteúdo do disco para arrancar com o Sistema Operativo.

Se pesquisar na Internet, verá que os referidos beeps são um código que indica determinada avaria. A má notícia é que eles dependerão do fabricante da BIOS, da versão da BIOS, do fabricante da Motherboard e de cada Motherboard. Um exemplo do significado do código de beeps é o mostrado na Figura abaixo utilizados de forma genérica em Motherboard Intel (poderão variar).

Código de Beeps - Motherboard Intel

Por conseguinte, se pretende saber exatamente o que cada beep significa, terá de consultar o manual da Motherboard. Caso o manual não refira a situação ou os beeps não sejam percetíveis, terá de efetuar testes (como não poderia deixar de ser).

Para efetuar um diagnóstico, temos de “analisar o circuito”. Neste caso não temos propriamente um “circuito elétrico”, mas temos a sequência que o sistema percorre durante o Post.

Sabemos que se os testes do POST falharem, ao invés de dar um beep e passar à segunda fase, vai dar um beep contínuo ou uma sequência de beeps, os quais indicam que algum componente falhou nos testes.

Se o sistema só vai testar o disco, as drives e o teclado na terceira fase e se a segunda fase mostra o CPU e Memória RAM existentes, então os componentes que foram testados anteriormente só podem ser o CPU, a Memória RAM e a Placa Gráfica.

Os beeps são utilizados porque durante a primeira fase do post a Placa Gráfica ainda não arrancou, logo não é possível apresentar informações no Monitor. Por conseguinte, se ao ligar o Computador este não arrancar e devolver uma sucessão de beeps, deverá existir algum problema com um dos componentes já referidos.

Posto isto, vamos analisar a questão central deste tópico, podemos fazer um primeiro diagnóstico e afirmar que o problema poderá estar no CPU, Memória RAM ou Placa Gráficaa. Mas também poderá ser um problema de alimentação ou a Motherboard.

 

1 - Problema de Alimentação?

Pode existir um problema de alimentação da Máquina, devido a um Upgrade de componentes ou a uma avaria da Fonte de Alimentação.

  1. Colocou novos Componentes na Máquina? - Esta situação é muito provável quando um utilizador inexperiente (ou esquecido) liga uma nova Placa Gráfica, mais potente, ao sistema.
  2. Como a Placa Gráfica é mais “potente”, tem requisitos de energia superiores. Se a Placa Gráfica tem pouca margem de potência em relação aos componentes instalados, a Máquina faz o POST, tenta arrancar mas não tem energia suficiente para o fazer.
  3. Caso tenha substituído ou colocado novos componentes, certifique-se que a Fonte de Alimentação tem capacidade para os alimentar.
  4. Avaria da Fonte de Alimentação? - A Fonte de Alimentação pode estar a fornecer energia mas ter avariado o circuito de, por exemplo, 3,3 Volts. Caso não tenha ocorrido o referido na alínea a), teste o sistema com outra Fonte de Alimentação. Caso o sistema arranque, já sabe que a Fonte de Alimentação original está avariada.

Computador Não Arranca e dá Beeps - Diagrama de Fluxo - Problema de Alimentação?

2 - Problema com CPU?

Aqui não existem grandes hipóteses, pois o CPU ou Avaria e deixa de funcionar, ou poderá ter um problema de aquecimento.

  1. Cooler do CPU tem a Fan a funcionar? - Esta situação depende da qualidade do Dissipador da Cooler.
  2. Caso o Dissipador seja de baixa qualidade e a Fan não funcionar, durante a primeira fase do POST o CPU vai ultrapassar o limite de aquecimento e trava, pois tem um sensor térmico de segurança. O sistema vai tentar passar à 2ª Fase do post, mas “não tem” CPU. Logo dá erro!
  3. Se a Fan da Cooler do CPU não estiver a funcionar, confira se está corretamente ligada à Motherboard, no CPU_Fan (ou Fan 0). Caso esteja bem ligada, a Fan avariou e tem de adquirir uma nova.
  4. CPU Avariou? - Para testar se o processador avariou, tem duas hipóteses de teste:
    1. Ou testa o CPU noutro sistema - a não ser que tenha dois sistemas com o mesmo Socket, é um pouco difícil de concretizar;
    2. Ou faz o teste que a seguir se discrimina:
      1. Retire a Cooler do CPU;
      2. Espere um pouco que todo o sistema arrefeça;
      3. Limpe a pasta térmica do CPU;
      4. Coloque um dedo em cima do Botão / Interruptor de Power e outro em cima do CPU;
      5. Ligue o Botão / Interruptor de Power;
      6. Se o CPU aquecer desligue o Botão / Interruptor de Power rapidamente. O CPU em princípio está funcional pois aqueceu.

Computador Não Arranca e dá Beeps - Diagrama de Fluxo - Problema com o Processador?

3 - Problema com Memória RAM?

Também neste caso temos duas hipóteses, ou a Memória RAM está a fazer mau contacto ou poderá estar avariada.

  1. Memória RAM com mau contacto? - Se a Memória RAM tem algum tempo de uso os contactos ganham uma ligeira película. Proceda da seguinte forma e por esta ordem, para Limpar os contactos da Memória RAM :
    1. Desmonte a(s) Memória(s) RAM da Motherboard e coloque-as numa superfície plana;
    2. Com uma borracha de apagar lápis, passe a borracha pelos contactos de ambos os lados, até ficarem “brilhantes”. Não force, passe a borracha com suavidade;
    3. Retire os resíduos com um pincel;
    4. Volte a montar a Memória RAM. Caso o problema se mantenha, passe ao teste seguinte.
    5. Limpar os Contactos da Memória RAM com uma Borracha de Apagar Lápis

  2. Testar Integridade das Memórias RAM - Só é possível efetuar este teste se possuir mais de um módulo de Memória RAM;
    1. Coloque apenas um módulo de Memória RAM no primeiro Slot (normalmente identificado como Dimm 0);
    2. Ligue a Máquina;
    3. Se o problema persiste, repita a operação com a outra Memória RAM ;
    4. Se concluiu que as Memórias RAM estão funcionais, passe ao teste seguinte.

Computador Não Arranca e dá Beeps - Diagrama de Fluxo - Problema com Memória RAM?

4 - Problema com Placa Gráfica?

Se possuir outra Placa Gráfica, teste-a no sistema. Caso não possua outra Placa Gráfica, siga os seguintes passos:

  1. Ligue a Máquina e certifique-se que a Fan da Cooler da Placa Gráfica está a funcionar;
  2. Caso a Fan da Cooler da Placa Gráfica não funcione, confira se está bem ligada. Existem três formas de ligação:
    1. A Cooler é ligada diretamente à Fonte de Alimentação. Certifique-se que a ligação está correta;
    2. A Placa Gráfica tem uma entrada de alimentação extra, e a Cooler é ligada à Placa Gráfica. Neste caso, confira se as duas ligações estão corretas;
    3. A placa não tem alimentação extra, e a Cooler está ligada à Placa Gráfica;
    4. Tipos de Alimentação de Placas Gráficas

  3. Se a Cooler está funcional, desmonte-a e teste o GPU da Placa Gráfica. Utilize a mesma técnica que utilizou com o CPU, ou seja, com a Placa Gráfica no Slot e com a Cooler desmontada, coloque um dedo no Botão / Interruptor de Power e outro em cima do GPU. Ligue a Máquina. Se o GPU aquecer, desligue a Máquina. O GPU está funcional pois aqueceu!
  4. Note que o GPU pode estar funcional, mas a GDDR (memória da placa gráfica) pode estar avariada. Para testar se a Placa Gráfica está ou não funcional, o ideal é testar o sistema com outra Placa Gráfica.
5 - Problema com a Motherboard?

Se concluiu que a Placa Gráfica está funcional e o problema no sistema persiste, existe uma forte probabilidade de a Motherboard estar avariada. Se chegou a esta fase e diagnosticou que os restantes componentes estão funcionais, resta a hipótese de a Motherboard estar avariada.

A única hipótese de testar esta situação é ligar outra Motherboard ao sistema.

Computador Nã;o Arranca e dá; Beeps - Diagrama de Fluxo - Problema com Placa Gráfica?

Acredite que é preferível ter um pouco de trabalho e paciência a efetuar os testes, do que entregar a máquina a terceiros para reparar.

Embora os locais de reparação tenham, em princípio, material suficiente para teste tornando os testes mais rápidos ao eliminar alguns dos passos referidos, tudo isto se paga em mão de obra.

Mesmo arriscando comprar, por exemplo, uma placa gráfica para teste que custará 40 euros, é preferível a pagar 30,00 euros/hora mais o material.

Computador Não Arranca e dá Beeps - Diagrama de Fluxo Geral

 

Topo da Página

Autor: José JR Crispim
Publicado em: Junho de 2013

Nota: se verificar alguma incorreção no presente artigo ou pretender acrescentar algo mais, pode enviar-me um e-Mail. Publicarei a correção e colocarei o autor da mesma.

Fechar Janela