Diagnóstico de Avarias - Erros após o POST - Keyboard Error

 

Ao entrar na terceira fase do POST, o sistema vai detetar o Teclado, Disco e as Drives (leitor de DVD por exemplo). Após detetar os referidos, procura o disco onde está instalado o Sistema Operativo.

Se o Teclado estiver presente e funcional, o sistema vai ler o Sistema Operativo e a Máquina arranca. Os erros que surgem na terceira fase do POST podem ser de Hardware ou de configurações do sistema.

Se existir um problema com o Teclado, o sistema não vai arrancar. Se o sistema devolve uma mensagem idêntica a Keyboard error or no Keyboard present terá de testar a integridade do Teclado.

  1. Desligue a Máquina;
  2. Se o Teclado tiver ligação ps2, desligue o teclado e volte a liga-lo. Se o Teclado tiver ligação USB, ligue-o a outra porta;
  3. Ligue a máquina;
  4. Se a mensagem persistir, tem quatro hipóteses de avaria:
    1. Cabo do teclado ou o próprio Teclado danificados - comece por ligar outro Teclado e reinicie a máquina. Caso o erro persista, faça os testes a seguir;
    2. BIOS desconfigurada - Efetue um reset à BIOS, ou seja, vai repor as configurações iniciais da BIOS. Para tal consulte o manual da Monitor em clear CMOS.
    3. Neste caso, após fazer o reset à BIOS e a Máquina efetuar o post, vai ter de carregar na tecla de função referente a “load setup defaults” (normalmente a F2).
    4. Se o sistema permitiu que utilizasse a referida tecla, o problema está resolvido, ou seja, o Teclado já funciona. Caso contrário, passe ao próximo;
    5. Se o Teclado tiver ligação PS2, a porta da Motherboard pode estar avariada - Para o caso do Teclado com ligação ps2, e se as correções anteriores não resultaram, ligue o Teclado à porta USB, utilizando um adaptador ps2/USB, como o da Figura abaixo;
    6. Adaptador PS2 / USB

    7. Controlador do Teclado da Motherboard avariado - Se as correções anteriores não resultaram, existe a probabilidade de a Motherboard estar avariada.
    8. Tente testar o Teclado noutro sistema. Se funcionar, o problema é no controlador do Teclado da sua Motherboard, ou seja, é irreversível.

Diagrama de Fluxo - Keyboard Error

 

Topo da Página

Autor: José JR Crispim
Publicado em: Junho de 2013

Nota: se verificar alguma incorreção no presente artigo ou pretender acrescentar algo mais, pode enviar-me um e-Mail. Publicarei a correção e colocarei o autor da mesma.

Fechar Janela