A Pressão Positiva e Negativa da Caixa

O arrefecimento da caixa é uma situação que deve ser objeto de um projeto cuidado. O ponto de partida é uma análise à Pressão de Ar na caixa, para equilibrar a admissão e a exaustão de ar.
A Pressão de Ar pode ser negativa ou positiva e o objetivo lógico é que seja positiva. Assim:

  • Quando o fluxo de ar, que entra na caixa, é maior do que o que sai, é criada uma pressão positiva no interior da caixa. Numa caixa de pressão positiva o ar quente vai sair por qualquer abertura ou fresta (inclusive as frestas de baias externas e furos no painel traseiro) devido à pressão do ar frio. Por exemplo, se instalar duas fans de 120mm (frontal e superior) como admissão e nenhuma como exaustão a pressão é positiva.
  • Inversamente, quando o fluxo de ar, gerado pelos componentes, é maior do que o ar que entra na caixa é criada uma pressão negativa, pois o ar quente vai criar resistência à entrada de ar fresco. Numa caixa de Pressão Negativa, o ar vai entrar por qualquer abertura ou fresta. Por exemplo, se instalar duas fans de 120mm (frontal e superior) como exaustão e nenhuma como admissão a pressão é negativa.

Caixa com pressão positiva

A pressão (positiva ou negativa) não é apenas criada pela disposição das fans na caixa. O principal fator será o projeto da caixa.
Os fabricantes de caixas efetuam projetos de engenharia para criar caixas com pressão positiva. Neste contexto são criados orifícios em determinados pontos estratégicos e grelhas para fans noutros.
Ou seja, para criar uma pressão positiva, não basta adicionar fans, mas também e principalmente, o design da caixa tem de estar preparado para tal.
Partindo do princípio que o ar quente sobe, a norma genérica, é colocar as fans de admissão perto da base da caixa e as de exaustão perto do topo.

 

Autor: José JR Crispim
Publicado em: Maio de 2013

Nota: se verificar alguma incorreção no presente artigo ou pretender acrescentar algo mais, pode enviar-me um e-Mail. Publicarei a correção e colocarei o autor da mesma.

 

Fechar Janela