Computador vs Máquina e Hardware vs Software

 

Computador vs Máquina

Unidade Central, Torre, Máquina ou, erradamente, CPU, são os termos comuns que designam o conjunto da Caixa, Fonte de Alimentação e respetivos componentes instalados tais como Motherboard, CPU, Memórias, Placa Gráfica, etc.

Máquina, Torre ou Unidade Central

O PC, ou Computador, é o conjunto da Máquina com os respetivos Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, etc.).

Computador - Máquina, Monitor, Teclado, Rato

Como se referiu anteriormente, algumas pessoas denominam a Máquina como CPU o que é totalmente errado. O referido termo refere-se ao Processador (CPU = Central Processing Unit).

Para confirmar que os conceitos são importantes, imagine que chega a uma loja, com o objetivo de adquirir uma máquina, e diz que pretende um CPU. Quase com toda a certeza, o Técnico vai perguntar se pretende AMD ou Intel (processadores).

Igualmente, se pretende comprar uma máquina e pede um computador, quase de certeza que lhe mostrarão uma máquina com os periféricos (monitor, teclado, rato…).

 

Hardware vs Software

Existe uma abordagem que refere que a diferença entre Hardware e Software é que o primeiro é constituído pelos componentes tangíveis (que se podem “mexer”) e o segundo pelos intangíveis (não se pode “mexer”).

Outra abordagem refere que o hardware é o conjunto de componentes físicos e o software é o conjunto de componentes lógicos, mas esta análise dependerá do contexto.

O Processador é um conjunto de circuitos que não têm qualquer utilidade se não forem programados, ou seja, um processador que não tenha incluído o código de assembler que vai permitir que interaja com os restantes componentes, não é um processador, não faz nada. Por conseguinte, quando falamos de processador, este é um componente do computador, que é físico e lógico. Aliás, todos os componentes de hardware têm funções físicas e lógicas.

Existe um chip (bios/CMOS) na Motherboard que é responsável pelas primeiras tarefas de arranque da máquina. O responsável pelo arranque da máquina, não é o chip (o chip apenas aloja e serve de meio para comunicar), mas sim o referido programa. Embora o firmware seja um componente lógico, na realidade não é considerado software (daí a denominação de firmware).

Os conceitos são muitas vezes ambíguos e dependem do contexto de análise. Existem componentes de hardware que são intangíveis tal como será subjetivo afirmar-se que o software é intangível, pois pode ser manipulado através do acesso ao código do programa.

Estas situações foram colocadas, porque esta discussão existe na realidade, não é invenção do autor. Por conseguinte, vamos encontrar uma forma prática de distinguir hardware de software.

Independentemente do debate académico anteriormente referido é nítido que hardware são os dispositivos eletrónicos, que após estarem integrados entre si permitem construir um conjunto denominado computador. Esses dispositivos podem ser placas (Motherboard, placa gráfica, por exemplo) dispositivos de processamento ou armazenamento (processador, memória, discos, por exemplo) ou periféricos, como o monitor e o teclado.

Software é um conjunto de instruções efetuadas numa determinada linguagem para serem interpretadas por uma máquina, com o objetivo de efetuar tarefas específicas. As instruções referidas são reunidas em blocos que se denominam aplicações ou, vulgarmente software, cuja função é a de executar tarefas para o qual foram programados, ou seja, é o componente que permite ao computador cumprir a sua função. O software divide-se em:

  • Software de Sistema - Inclui o sistema operativo, firmware de componentes de hardware e os Drivers (software que faz a ponte entre o sistema operativo e determinado hardware);
  • Software de Aplicação – Para realizar tarefas específicas. Inclui o software de produtividade, aplicações de gestão, entretenimento, etc.;
  • Software de Programação - Conjunto de ferramentas que permitem desenvolver sistemas usando linguagens de programação.

 

Topo da Página

Autor: José JR Crispim
Publicado em: Julho de 2013

Nota: se verificar alguma incorreção no presente artigo ou pretender acrescentar algo mais, pode enviar-me um e-Mail. Publicarei a correção e colocarei o autor da mesma.

Fechar Janela