Fonte no Topo ou na Base da Caixa do Computador?

Se compararmos as Caixas da Figura, verificamos que, a da esquerda tem a Fonte de Alimentação montada no topo e a da direita tem a Fonte de Alimentação montada na base.

Caixas de Computador com Fonte de Alimentação no Topo e na Base

Perante o facto referido, coloca-se a questão de qual a configuração mais correta, ou seja, será mais conveniente uma Caixa com montagem da Fonte de Alimentação, no topo ou na base?

1 - Fonte de Alimentação no Topo da Caixa

Quando a Fonte de Alimentação é montada no topo da Caixa, esta vai extrair ar do interior do computador, para arrefecer os componentes internos da Fonte de Alimentação.

Numa primeira análise, poderá parecer uma situação correta uma vez que a Fonte de Alimentação está a auxiliar a extração de ar quente do interior do computador. Mas a Fonte de Alimentação também necessita de ser arrefecida, pois é um componente que gera muito calor.

Considerando a Caixa da Figura abaixo, pode verificar que existem diversos componentes geradores de calor (com cor laranja). Embora a referida caixa tenha uma Fan de admissão de ar e outra de extração, a Fonte de Alimentação vai também auxiliar a extração de ar.

Caixa de Computador com Fonte de Alimentação montada no Topo

Esta situação pode impedir um correto arrefecimento da Fonte de Alimentação pois está a receber ar quente, ao invés de receber ar frio. Acresce que, com a Fonte de Alimentação montada na referida posição, a distribuição dos cabos vai tornar-se mais difícil. Esta situação, além de originar o “encosto” de cabos a componentes, vai dificultar a circulação de ar.

Outro tipo de Caixa com Fonte de Alimentação no topo é a que tem uma grelha no topo, o que permite colocar a Fonte de Alimentação sem que esta extraia ar do interior da máquina, conforme a Figura abaixo.

Caixa de Computador com Fonte de Alimentação montada no Topo com grelha de extração de ar

Esta configuração permite um melhor arrefecimento da Fonte de Alimentação pois esta vai receber ar frio diretamente do exterior, contrariamente à configuração anterior.

Mas, considerando que o "Ar Quente Sobe", a Fonte de Alimentação continua a funcionar como um Dissipador de Calor, pois parte do calor dissipado pelos componentes vai incidir na zona metálica da Fonte de Alimentação. A questão da arrumação de cabos mantêm-se.

Por conseguinte, a Fonte de Alimentação montada no topo da Caixa do computador é uma solução que não é muito consistente.

2 - Fonte de Alimentação na Base da Caixa

As Caixas anteriormente abordadas eram o Padrão até há poucos anos. Recentemente surgiram as Caixas em que a Fonte de Alimentação se monta na base. A arquitetura destas Caixas veio colmatar as situações anteriormente referidas, nomeadamente quanto à circulação de ar e arrumação de cabos.

Como se pode constatar na Figura abaixo, a Fonte de Alimentação está montada na Base da Caixa.

Caixa de Computador com Fonte de Alimentação Montada na Base

Atendendo que o ar quente “sobe”, a Fonte de Alimentação nesta posição já não vai servir como “Dissipador” de calor dos componentes do interior da Caixa, tendo assim uma melhor refrigeração.

O facto de o circuito de ar da Fonte de Alimentação estar completamente fechado (ou seja recebe ar do exterior e expele-o) também contribui para o referido. Este tipo de Caixas têm grelhas extras para a montagem de Fans opcionais, por forma a criar um verdadeiro Sistema de Ventilação. A Caixa da Figura tem uma Fan no topo (extração de ar), uma frontal (entrada de ar) e outra traseira (extração de ar).

Enquanto nas Caixas anteriormente referidas se podem encontrar temperaturas interiores de cerca de 40 graus ou superiores (em clima de verão, por exemplo), a da Figura raramente ultrapassará os 30 graus.

Na minha opinião, este sistema tem nítidas vantagens em relação aos anteriores

 

Topo da Página

Autor: José JR Crispim
Publicado em: Junho de 2013

Nota: se verificar alguma incorreção no presente artigo ou pretender acrescentar algo mais, pode enviar-me um e-Mail. Publicarei a correção e colocarei o autor da mesma.

Fechar Janela