Partilhar LAN e WAN sem Router

1 - Introdução

Algumas vezes necessitamos de efetuar a partilha da Internet numa Rede Privada e não temos um Router, por não o possuirmos ou porque o que temos não é adequado ao tipo de ligação de Internet que pretendemos partilhar.

Efetivamente, os Router “domésticos” podem ser adequados para:

  • Internet ADSL - com Porta WAN rj11, para ligação a Modem ADSL;
  • Internet Móvel - denominados Routers 3G. Possuem uma porta USB específica para ligar o Modem USB (pen fornecida pelo ISP);
  • Internet por Cabo - com porta WAN rj45, para ligar ao modem por cabo;
  • Existem ainda os modem/Router, que a maior parte dos ISP fornecem.

Router ADSL, Router Cabo, Router 3G

Antigamente (cerca de 1998) os Routers eram um artigo "de luxo", pois o seu custo era proibitivo e a Internet "em casa" era partilhada da forma que vou mencionar.

2 - O Problema

Como exemplo, vou utilizar o contexto da Formação que ministro, em que surgiu a necessidade de partilhar a Internet por vários computadores, a qual partia de uma “pen USB” da Vodafone. Não existia um Router adequado (Router 3G) para efetuar a referida partilha. Neste contexto, existiu a necessidade de resolver este problema à "moda antiga", ou seja, partilhar uma ligação de Internet sem um Router.

  1. Equipamentos:
    • 8 Hosts ( Computadores) para uso dos Formandos;
    • 1 Computador do Formador;
    • 2 Switchs e respetivas cablagens;
    • 1 Pen USB (ou Modem) de Internet Móvel da Vodafone;
    • Os computadores têm o Sistema Operativo Windows 7.
  2. Objetivo:
    • Partilhar a Internet por todos os Computadores;
    • Partilhar uma pasta por toda a Rede.

Para solucionar esta questão, teremos de criar um Servidor para partilhar a Internet. Não necessitamos de qualquer Software específico para o fazer e como verão é relativamente fácil.

3 - Configuração do Servidor

Como já foi referido, o Computador do Formador, é o que ter ligada a Pen de Internet Móvel e vai partilhar esta ligação com os restantes Computadores, daí denominar-se de Servidor. Como é óbvio, para os restantes Computadores receberem a partilha de Internet, o Servidor tem de estar ligado.

3.1 - Configuração da Partilha da WAN (Internet) e da LAN

A configuração da ligação à Internet, é efetuada de acordo com as instruções do ISP. Normalmente, seguem-se os seguintes passos:

  1. Ligar o Modem - Pen USB fornecida pelo ISP é ligada a uma porta USB do Computador;
  2. Instalar Drivers e Software do Modem - normalmente a instalação é automática;
    • Já me sucedeu ter de instalar os controladores (Drivers) manualmente após a instalação referida;
    • Basta selecionar o Modem em "Gestor de Dispositivos", "Atualizar Controlador" e direccionar para a pasta onde está o software do Modem (normalmente em Programas, Pasta com o nome do ISP e Pasta Drivers);
    • Esta situação ocorre com algumas Pens que não têm o software atualizado para o Windows 7 ou 8;
  3. Inserir a password para aceder à Internet - normalmente denomina-se de pin.

A primeira tarefa a realizar é ligar todos os Computadores à Rede, utilizando os referidos Switchs.

Encerre todos os Computadores excepto o que vai ser Servidor. Ligue um cabo rj45 da Placa de Rede de cada Computador, a uma porta do Switch.

É importante que todos os Computadores Clientes estejam desligados, para que não interfiram na configuração do Grupo Doméstico, que será abordada mais à frente.

A segunda tarefa, é configurar o Servidor para partilhar a Internet pela Rede. Como não existe um Router que atribua um Endereço IP aos Computadores Clientes (que vão receber a partilha), teremos de definir um Endereço IP no Servidor que será o endereço DNS que os restantes vão colocar.

Vamos definir que a gama de IP 's que vamos utilizar, vai do 192.168.137.1 (Servidor) e de 192.168.137.2 / 192.168.137.7 (para os 8 computadores clientes).

Aceder às configurações do endereço IP da Placa de rede do Computador. Siga os passos da figura abaixo:

Aceder Configuração IP Placa Rede Computador

Após chegar às Propriedades de Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4), coloque em:

  1. Utilizar o seguinte endereço IP - coloque o seguinte IP: 192.168.137.1
  2. Máscara de sub-rede - coloque o seguinte IP: 255.255.255.0
  3. Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS: coloque o seguinte IP: 192.168.137.1

Configuração IP Servidor Internet

O IP do Servidor de Internet está configurado. Resta "dizer" à placa da Internet (da pen USB) para partilhar a ligação de Internet. Siga os mesmos passos anteriormente referidos e aceda à Placa de Internet (normalmente denomina-se Ligação de Área Local X, em que X é um número).

Aqui só terá dois separadores. Selecione o separador Partilhar e em Partilha de Ligação à Internet selecione "Permitir a outros utilizadores....".

E pronto. A Partilha da WAN está Configurada.

3.2 - Configurar Partilha

No presente caso, pretendemos partilhar uma Pasta, mas se pretendessemos partilhar hardware (por exemplo, uma impressora ou um disco externo), a solução era idêntica.

No caso do Windows 7 (e Windows 8), para que a partilha funcione, todos os computadores na Rede, têm de estar no mesmo Grupo Doméstico. Por conseguinte, a primeira operação a efetuar é desligar o Grupo Doméstico que o Windows cria por defeito sempre que se liga a uma rede. Siga os passos da figura abaixo:

Sair Grupo Doméstico

Vamos partilhar uma Pasta na Rede. Crie uma pasta no local que pretender (por exemplo no Disco C), dê-lhe no nome de "Formação". Selecione a pasta com o botão direito do rato e com o esquerdo selecione Propriedades no menu pendente que aparece.

Partilhar Pasta Rede Windows 7

Selecione o Separador Partilhar e a Caixa de Texto Partilha Avançada, Permissões e selecione todas as caixas de Permitir. Faça Aplicar e a pasta ficou partilhada.

3.3 - Criar Grupo Doméstico

Atribuimos um IP de Rede que vai ser o DNS dos restantes, partilhámos a ligação de Internet e configurámos uma Partilha. As referidas configurações vão permitir aos Clientes da Rede que acedam à Internet e a uma Pasta.

Só nos resta criar um Grupo Doméstico para que a partilha da rede seja unificada.

Criar o Grupo Doméstico é muito fácil. Em Painel de Controlo, selecione Grupo Doméstico e:

Criar Grupo Doméstico - Windows 7

Para os outros Computadores acederem ao Grupo Doméstico Criado, têm de colocar a palavra passe acima referida. Se acha que não faz grande sentido esta opção, retire a palavra passe:

Retirar Palavra Passe do Grupo Doméstico - Windows 7

Terminámos a configuração do Servidor, o qual vai Partilhar Internet pelos computadores Clientes e vai também permitir o acesso a uma pasta do Servidor. Antes de passar à próxima fase, Reinicie o Computador Servidor (Menu Iniciar / Encerrar / Reiniciar).

4 - Configurar Computadores Clientes

Após o Computador Servidor ter iniciado, confirme que tem Internet e que a ligação da Rede está ativa. Seguidamente vamos configurar cada Computador Cliente, para que recebam a partilha de Internet e da Pasta referida.

Antes de mais, vamos analisar algumas situações que referimos.

O servidor tem o IP 192.168.137.1, o qual foi atribuído manualmente, pois não temos um Router que faça atribuição de IP's de forma dinâmica (DHCP). A ausência do Servidor de DHCP, impede que exista "alguém" que atribua um IP na mesma gama de endereços da Rede 192.168.137.XXX

O endereço 192.168 indica que se trata de uma rede Classe D, o valor 137 indica a rede e , por exemplo, o valor 1 indica o Host. Por conseguinte a nossa Rede da Classe D (192.168) é identificada pelo valor 137 e todos os computadores têm de ter um endereço começado por 192.168.137, variando o último valor (entre 1 e 254) que tem de ser diferente em todos os hosts (computadores ou outros dispositivos ligados à Rede).

A ausencia de um Router impede que exista um Servidor de DNS, o qual se destina (neste caso) a indicar aos hosts "onde está o servidor" de Internet.

Também é necessário um dispositivo que faça a ponte entre a Rede Local (LAN) e a Internet (WAN), ou seja um Gateway. Neste caso, o dispositivo de Gateway é o Servidor de Internet, ou seja o Computador que configurámos anteriormente.

Posto isto, vamos configurar o nosso primeiro host (Computador Cliente):

4.1 - Configurar Acesso à Rede - Computador cliente
  1. Ligue o computador que vai configurar;
  2. Aceda às propriedades da placa de rede como referido anteriormente e coloque os IP´s mencionados na Figura abaixo;

Endereço IP, DNS e Gateway Manuais

O endereço de IP dos próximos Hosts será 192.168.137.3, 192.168.137.4 e assim sucessivamente, alterando apenas o último valor. A Máscara de sub-rede, Gateway predefinido e Servidor DNS preferido, mantêm-se.

4.2 - Configurar Acesso ao Grupo Doméstico

Em relação ao Grupo Doméstico, não existem clientes ou servidores. Existe um Computador que cria um Grupo Doméstico e outros acedem ou não a ele.

No nosso caso, criámos um Grupo Doméstico através do nosso Servidor, e será a este grupo que todos os Computadores vão aceder.

No exemplo que vem sendo apresentado, os Computadores podiam ter um Grupo Doméstico configurado, pois tratam-se de Computadores utilizados em Formação.

Assim, a primeira ação que devemos tomar, é sair do Grupo Doméstico definido (se estiver definido) no computador. Utilize o método já descrito anteriormente. Não se esqueça que não deve de ligar nenhum computador que ainda não esteja configurado com as novas definições, para não existirem interferências de outros Grupos já criados.

Seguidamente, basta aceder ao Grupo doméstico no Painel de Controlo e vai ser fácil de entrar no Grupo. Veja a imagem seguinte.

Aderir a Grupo Doméstico - Windows 7

Basta selecionar Aderir Agora, colocar a Palavra Passe (se optou pela sua existência) e Concluir. A janela que abre posteriormente encerre-a selecionando a "cruz" do canto superior esquerdo, pois não vai fazer alterações ao que definiu.

Aderir a Grupo Doméstico - Windows 7

Mantenha este Computador ligado, e passe ao seguinte, até ter todos os computadores configurados conforme pretendido.

No presente exemplo, após o trabalho estar concluído, o mapa da rede é o seguinte:

Mapa de Rede - Partilha de Internet sem Router

 

Topo da Página

Autor: José JR Crispim
Publicado em: Junho de 2013

Nota: se verificar alguma incorreção no presente artigo ou pretender acrescentar algo mais, pode enviar-me um e-Mail. Publicarei a correção e colocarei o autor da mesma.

Fechar Janela